domingo, 21 de agosto de 2011

Segredo






O nome do município está relacionado ao assassinato do Sr. Abel Batista da Silva, casado com Dna. Maria Francisca da Silva, e proprietário de uma quantia considerável de terras na região. O aparecimento de um corpo jogado num arroio da localidade, atribuído ao Sr. Abel, nunca foi comprovado. A morte dele implicou no julgamento de um empregado, Salvador Carvalho, e do escravo Benjamin que, a mando de Dna. Chica teriam assassinado o patrão. O empregado foi condenado a 12 anos de prisão e o escravo morreu açoitado.
O arroio onde apareceu o corpo ficou denominado de arroio do Segredo, dando origem ao nome da localidade. Ficção ou realidade, o certo é que ficou marcado na memória do povo, corroborada pela tradição oral.
A Paróquia São Marcos (fundada em 22 de abril de 1953), no centro da cidade, foi construída pensando-se que a cidade iria se desenvolver para um lado, e também a pedido de um de seus colaboradores, o então comerciante Antonio Mainardi (1905-1974), que possuía uma casa e um sítio em frente à paróquia e queria esta voltada para o seu lado. Mas a cidade se desenvolveu para o lado oposto: os descendentes de Mainardi mantiveram suas terras, o que impediu um maior crescimento da cidade para o lado em que a igreja se defronta. Portanto o melhor acesso à igreja é pelos fundos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário